Imageamento ES 2019-2020 disponível para download

Estão disponíveis para download os ortofotomosaicos adquiridos no âmbito do projeto Avaliação do Programa Reflorestar, realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves.

Os mosaicos estão disponíveis para download nos formatos ECW - Enhanced Compression Wavelet (extensão .ecw), e JPEG 2000 (extensão .jp2). Apesar do ECW ser um formato proprietário, é suportado pelos principais Sistemas de Informação Geográfica do mercado, inclusa a biblioteca GDAL.

A articulação dos mosaicos é a mesma da do Mapeamento ES 2012-2015, em blocos de  de 10x10 KM.

Para servir essa quantidade de arquivos (37,5 GB para as img em ECW e 44 GB para JPG 2000), optou-se pela utilização de um gerenciador de downloads, "Free Download Manager", com licença aberta (GNU GPL v3), permitindo seu uso sem restrições. O aplicativo gerencia todos as transferências até sua conclusão, e caso ocorra algum problema, é possível retomar os downloads interrompidos. 

Para localizar as imagens de seu interesse, acesse o NAVEGADOR GEOGRÁFICO que mostra a articulação com os números dos blocos de 10x10 KM. Os números dos blocos só estarão visíveis a partir da escala de 1:500.000, pois nas escalas menores os rótulos ficam sobrepostos aos limites dos blocos, impossibilitando a correta identificação.


    

Para fazer o download das imagens, faça o seguinte:

1 - Tecle nesse LINK e após o download, execute o arquivo fdm5_x64_setup.exe;

2 - Abra o aplicativo Free Download Manager;

3 - Os 2 arquivos de texto contendo a lista de URL's dos 541 ortomosaicos, nos 2 formatos disponíveis (ECW e JPEG 2000) devem ser baixados através dos links a seguir:

3.1 - link mosaicos em formato ECW

3.2 - link mosaicos em formato JPEG 2000

3.3 - link mosaicos em formato GEOTIFF

4 - Selecione e copie (ctrl+c) os links dos arquivos que deseja baixar para seu computador. É possível baixar todos os arquivos da lista em sequência, ou apenas alguns, lembrando que é necessário selecionar os arquivos de mesmo número (por exemplo, 22_771.ecw, 22_771.eww e 22_771.prj) referentes a cada bloco.

4 - Após copiar os links, vá até o menu principal (  ) localizado no canto superior direito e tecle em "Colar URLs da área de transferência", conforme figura a seguir:

5 - Na tela seguinte, defina o local, escolha um nome para a subpasta onde serão gravadas as imagens, e por fim, tecle em "Baixar", conforme figura a seguir:

Se os downloads forem interrompidos, é possível reiniciar o processo.

Se desejar remover o Free Download Manager de seu computador após a conclusão das transferências dos arquivos, basta acessar o "Painel de Controle" do Windows, em seguida "Programas e Recursos" e com o botão direito do mouse selecione "Desinstalar", conforme figura a seguir: 

Para mais informações sobre o uso do Free Download Manager, acesse https://www.freedownloadmanager.org/features.htm.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo